Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre a profissão de torneiro mecânico. Como esse é um ofício ligado à mecânica industrial, muitas pessoas estão querendo se profissionalizar para ter melhores oportunidades de trabalho.

No entanto, essa profissão não é tão comum, por isso, é natural que surjam muitas dúvidas em torno dessa atividade. Neste post, vamos te mostrar onde atua um torneiro mecânico, com o que trabalha e como se qualificar profissionalmente.

O que faz um torneiro mecânico?

O torneiro mecânico é o profissional capacitado para manusear uma máquina chamada torno, importantíssima na criação e produção de alguns objetos que utilizam matérias prima como metais, madeira e plásticos.

O torno é uma máquina que tanto é usada para produção como para a parte de acabamento de algumas peças. Esse profissional maneja essa máquina seguindo as normas de segurança e de qualidade.

Em resumo, esse profissional utiliza o torno para usinagem de matéria-prima, isto é, estabelecer o modelo do objeto que vai ser fabricado, por meio do corte do material.

Como trabalha esse profissional?

Como dissemos, ele utiliza a máquina torno e também algumas ferramentas para a confecção das mais variadas peças, como os eixos, polias, rosca, esferas e a Fabricação de Escareador Especial.

Seu ofício é baseado na limpeza, organização e preparação de produtos que são produzidos pelo torno. Esse profissional pode trabalhar de forma autônoma, ou seja, em seu próprio negócio, mas é preciso investir em alguns equipamentos para exercer a função e confeccionar peças com qualidade.

Outra opção é trabalhar em indústrias, na verdade, a maioria dos torneiros mecânicos trabalham no setor industrial.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para quem é torneiro mecânico é muito satisfatório, pois o número de empresas que buscam por mão de obra qualificada é muito grande. Além de indústrias metalúrgicas e mecânicas, também há as empresas e fábricas do setor de mineração, siderurgia e automação que procuram por esse profissional capacitado.

Com os avanços tecnológicos, cresceu ainda mais a demanda por torneiros mecânicos, especialmente nas indústrias. Mesmo assim, ainda é pouca a procura por cursos e capacitação nessa área.  

Formação para torneiro mecânico

Para exercer uma função tão importante como essa, muitos acreditam que para ser torneiro mecânico é preciso fazer faculdade, mas não. Para se qualificar para essa profissão é preciso apenas fazer um curso técnico de torneiro mecânico.

Esses cursos técnicos geralmente têm a duração de dois anos, preparando o aluno para entender quais são as normas técnicas, a fazer cálculos, ler desenhos para criar peças e muito mais.

O aluno também vai aprender os tipos de tornar, o jeito correto de manejá-los, diversos tipos de ferramentas e vários modelos de cortes.

Quanto ganha um torneiro mecânico?

Um torneiro mecânico pode ganhar mais que um salário mínimo, dependendo do seu campo de atuação. Por exemplo, caso decida trabalhar em uma indústria ou fábrica, o salário pode ser no valor de R$2.200,00.

Agora, se o profissional trabalhar por conta própria, dependendo da sua localização e da qualidade do seu serviço, ele pode ganhar muito mais.