Quem é formado em psicologia sabe que há muitas oportunidades de trabalho nessa área. Os psicólogos podem trabalhar em locais como clínicas de reabilitação, clínicas médicas particulares, clubes esportivos, empresas, instituições educacionais, ONG’s, presídios, orfanatos e principalmente hospitais.

Há vários setores para ganhar dinheiro sendo psicólogo, mas para atuar em algumas áreas é preciso fazer concursos públicos. Neste caso, ter algumas estratégias de estudo é fundamental para a realização de uma boa prova e a conquista de uma vaga de emprego em órgão público.

Por isso, resolvemos fazer esse artigo para te mostrar as melhores estratégias de estudos, que são eficazes para quem vai fazer concurso de psicologia. Confira!

Tenha um cronograma de estudos

Ter um cronograma de estudos é fundamental para você que vai passar por um concurso de psicologia. É preciso ter em mente que não se trata de qualquer estudo e sim, de uma oportunidade para conseguir um cargo em uma instituição pública.

O cronograma de estudo vai te ajudar a não perder o foco. Você precisa criar o melhor cronograma considerando os melhores horários de estudo. Além disso, é preciso avaliar a quantidade de matérias para estudar.

Considere também em seu cronograma os assuntos que você tem mais facilidade de estudar e o que mais tem mais dificuldade. E lembre-se de levar em conta os assuntos que mais são classificatórios e eliminatórios numa prova.

Conheça outras pessoas para estudar em grupo

Outra dica para estudar de forma eficiente para o concurso de psicologia é conhecer outras pessoas que também estão com o mesmo objetivo. Se possível, marque para estudar em grupos, pois isso vai contribuir para que você aumente ainda mais os seus conhecimentos.

Além do mais, quando estudamos em grupo para uma determinada prova, ficamos mais motivados e o poder de concentração e memorização são bem maiores.

Algumas pessoas têm uma facilidade maior em aprender quando escuta outros falando, quando precisam se preparar para apresentar algo para outros ou simplesmente quando ajudam outros a tirarem dúvidas sobre determinado assunto.

Responda provas anteriores

Outra estratégia eficiente para estudar para o concurso de psicologia é responder provas anteriores. Essas provas podem ser encontradas na internet, mas o interessante é pesquisar provas antigas da mesma banca que organiza o concurso.

Responder às provas anteriores vai te ajudar a compreender melhor a lógica e também a fazer uma melhor interpretação das questões. Assim, você vai ver se realmente entendeu ou não o conteúdo estudado.

Mantenha uma rotina de estudos

Ter uma rotina de estudos é uma dica que quase todo mundo conhece, mas que ainda é uma das estratégias mais eficientes para quem deseja passar em um concurso.

Algumas pessoas acreditam que só porque tem uma facilidade de aprender, não precisam estudar tanto. Isso pode ser muito perigoso e o sonho de seguir uma carreira pública pode não acontecer.

É fundamental que você estipule os dias da semana e os horários para estudar, não permitindo que nada atrapalhe sua rotina. Somente assim, você vai conseguir ter maiores chances de ser aprovado no concurso de psicologia.

Leave a Comment